quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Solidão

Sentir-se sem lugar no mundo, acho que isso explica um pouco o que é a solidão. E todo mundo um dia já se sentiu assim. 
Sozinho em meio à multidão. 
E a solidão que sempre é associada às coisas ruins, é algo produtivo. Muitas das obras mais celebres da humanidade, só existem porque em algum momento, alguém solitário decidiu expressar a sua solidão: Podendo ser em verso, prosa, canção, pintura,atos...
Veja por exemplo, o grande escritor Carlos Drummond de Andrade, quando diz:
“Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.!“

Como é lindo o que ele escreve!!! E como descreve bem a ausência...
É essa falta, essa ausência, que nos faz desabrochar, nascer e pensar.
Muitas vezes, na minha solidão, acho-me um estranho no paraíso, mas essa estranheza é que me motiva a ser alguém diferente do que ai está. Eu já percebi que quem pensa demais, tende a ser um pouco solitário.
O lado ruim disso é que você acaba não encontrando o seu lugar, e fica assim, sempre pensando onde eu devo estar.
Quem pensa demais também tem mais dificuldade para encontrar a dita felicidade... 
Pensar enobrece, mas também endurece.  Mesmo assim, a ausência permanece, é difícil parar de pensar uma vez que para parar é preciso pensar! É muita filosofia para uma pensadora solitária da madrugada...Termino com ela que sabe expressar bem o quis dizer: Clarice Lispector
Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Um comentário:

  1. Não tem coisa que me deixa mais feliz do que ficar sozinha em casa...(mesmo que eu so more com meu tio)
    Solidão é relativa: as vezes é bom ... as vezes é ruim...
    Mas você Adri, tem a opção de escolher se quer ficar sozinha ou não...
    Se vc quiser estar sozinha, beleza....mas se não quiser, eu to sempre aqui. No mesmo bat-local em qqer bate-hora
    luv u

    ResponderExcluir